O profissional de secretariado ainda enfrenta resistência no reconhecimento profissional?

Tudo muda, e muda para melhor, o mundo sofre alterações a todo momento e é por isso que devemos estar atentos as todas essas mudanças principalmente as tecnológicas.

O mesmo acontece com a nossa profissão, ao decorrer dos últimos 10 anos houve muitas mudanças, nossa profissão se transformou e modificou, mas ainda sofremos com as nomenclaturas?

Há pouco tempo conversando com algumas amigas e secretárias notei que infelizmente não são registradas conforme gostaríamos, conforme as categorias existentes, e muitas dizem não estar contentes, pois de acordo com uma tabela do site SINSESP, existem categorias com os seus respectivos CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), que gostaríamos de estar registrados de acordo com o cargo correto, mas na prática não é o que acontece.

O reconhecimento vai além da nomenclatura, e quando se é valorizado dentro da organização é algo maravilhoso, mas e quando não somos?

Somos mais do que “quebra galho, ou faz tudo”, somos o braço direito do executivo, hoje em dia ocupamos uma posição privilegiada dentro da empresa, assumimos diversas áreas e não há mais tempo para ligações e cafezinhos.

Estamos aptas para atuar ao lado da diretoria e na tomada de decisões, com uma grade curricular ampla dentro das universidades no curso de Secretariado Executivo, percebemos o quanto somos capazes de atuar nas diversas áreas administrativas, podendo até escolher em qual atuar.

Muitas de nós pensam em abandonar a profissão, e focar na área administrativa, porém eu acredito que nossa profissão atua como um leque de oportunidades, e tanto podemos atuar como secretárias (os) executivas (os) quanto na área administrativa isso vai depender da demanda do seu trabalho, a relação entre um profissional de secretariado em atender apenas um diretor infelizmente ou felizmente ficou no passado, dentro da organização somos além disso, hoje em dia fala-se muito sobre “pool de secretárias” onde uma equipe de profissionais atendem muitos executivos sendo que cada uma tem uma habilidade diferente e o diferencial é que uma secretária cobre o trabalho da outra.

O primordial é que nunca paremos de nos atualizarmos, invista sempre em cursos que possam agregar conhecimento, pois o conhecimento vale ouro e ele nunca pode ser tirado de você.

Dedicação, iniciativa e motivação são características essenciais para o sucesso deste profissional.

Uma boa formação garante um futuro glorioso, e o idioma faz parte desta formação, o meu conselho é manter-se atualizado sempre, tenho certeza de que terá uma carreira promissora.

Espero que tenham gostado.

Até o próximo artigo!

Por Keli Anjos

Fonte tabela: https://sinsesp.com.br/guia-de-salarios/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *