Como melhorar sua autoconfiança

O medo e a insegurança, são fatores que podem nos impedir de realizarmos coisas incríveis e sermos autoconfiantes, mas com algumas dicas você pode reverter todo esse processo de insegurança e o medo do desconhecido.

Cada vez mais queremos provar que somos capazes de fazer algo novo e desafiador, sair da nossa zona de conforto é difícil, porque muitas vezes gostamos de estar lá e como a palavra já diz “conforto” é confortável ficar onde estamos, mas sem a autoconfiança para realizarmos novos projetos não conseguimos sair do lugar, por isso a importância de sair da zona de conforto e pensar fora da caixa para realizar novos projetos.

Mas fique calmo! Isso não acontece da noite para o dia, mesmo que se sinta abalado por algum motivo nunca deixe de acreditar no seu potencial, não permita que sua insegurança atrapalhe você de alcançar o sucesso tão desejado.

  1. Libere sua raiva: o sentimento da Raiva é um excelente motivador para mudanças, coloque toda sua raiva para fora e liberte-se do que te faz mal, libere tudo que for negativo e abra caminho para o novo, não fique estagnado na vida e na carreira, se não está bom e nem saudável liberte-se e busque algo novo, oportunidades podem passar despercebidas.
  • Comemore suas vitórias: Conquistas sempre são motivos para comemorar, sejam elas pequenas ou grandes, receber um elogio por um trabalho bem feito, ganhar um mimo, entregar um projeto bem elaborado, tudo isso aumenta sua autoconfiança, portanto, não desista, comemore tudo que te faz feliz, seja seu próprio incentivo.
  • Medos e inseguranças: Medo de não ser capaz de realizar tal tarefa é comum, o que não podemos é deixar esse medo aumentar e nos impedir de realizar, se questione porque você tem medo de algo, pesquise, seja curioso (a) isso irá te incentivar a querer fazer e quando menos esperar vai perceber que era um medo bobo e já terá superado essa insegurança, pense assim: Eu estou com medo, mas vou com medo mesmo, não deixe ele te vencer, você é capaz.
  • Demonstre que você é capaz: Se algo foi solicitado mostre que você é capaz, se antecipe e entregue antes do prazo, isso fará com que você aumente sua autoconfiança e os elogios, seja proativo, antecipe-se aos fatos e isso lhe trará um feedback positivo, demonstrando que você é um excelente profissional.
  • Veja o “novo” como algo do dia- a -dia: Quando realizamos algo novo é sempre um desafio, bate aquele frio na barriga, mas se você parar para pensar, o novo deixa de ser uma novidade quando faz parte do nosso dia -a – dia e se torna algo corriqueiro, segure a sua ansiedade e não deixe que isso te atrapalhe, supere seus medos e vá em frente, ter coragem não é ausência de medo, mas sim que você consegue superar obstáculos.

Com todas essas dicas, tenho certeza de que você irá ultrapassar seus obstáculos e aumentará a autoconfiança que já existia dentro de você.

O mais importante é ser feliz e buscar sempre fazer algo novo.

Até o próximo artigo!

Keli Anjos

One Reply to “Como melhorar sua autoconfiança”

  1. ELIZABETH LOPES MACEDO DA SILVA says:

    Muito bom Keli, eu incluiria insperar-se em heróis de verdade, como aquelas pessoas que se superam todo dia, o camarda que vende pano de prato no farol, aquela mãe que deixa os filhos na creche publica e reza pra ele crescer uma pessoa do bem. Esses herois, ou melhor essas pessoas que não tem medo de buscar uma alternativa boa, são realmente grande fonte de inspiração, pelo menos pra mim. Beijocas

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *