Atendimento ao cliente no Secretariado: Quem são nossos clientes?

Sabemos o quanto é difícil lidar com pessoas, e as pessoas possuem os mais diversos temperamentos possíveis e variados, por isso é sempre bom definirmos os nossos clientes internos e clientes externos.

Qualidade e excelência no atendimento seja interno ou externo, é primordial começar, desde um bom dia com um sorriso até uma solicitação mais complexa.

Clientes internos: são as pessoas que nos ajudam diretamente que trabalham dentro da companhia e que facilitam o seu dia a dia como, por exemplo: a copeira que traz aquele cafezinho gostoso, o porteiro que informa a presença de um visitante, o motoboy que realiza funções externas, pessoas do departamento de compras que disponibilizam os matérias de escritório quando necessários para execução de suas tarefas, a recepcionista que transfere as ligações e direcionam os visitantes, o TI que auxiliam no conserto dos computadores quando necessário, o diretor, o gerente e até os nossos colegas de trabalho, são os facilitadores do nosso dia a dia que possibilitam que trabalhemos em equipe, para um bom desempenho do trabalho.

Clientes externos: são pessoas que nos ajudam indiretamente, pessoas que trabalham fora da empresa, são os que compram nossos produtos ou que nos fornecem materiais de consumo para mão de obra, como por exemplo: fornecedores, clientes, prestadores de serviços, a secretária (o) do diretor de uma determinada empresa, ela é o seu cliente externo, pois ela auxilia no agendamento de uma reunião ou visita.

Ou seja, todos nós independente o departamento e a função, temos clientes internos e externos e para melhor atendê-los, temos que ter sintonia no trabalho é necessário que todos se ajudem, pois assim é possível realizar um trabalho em equipe, um trabalho com excelência e qualidade no atendimento, seja ele dentro ou fora da companhia.

Façamos como a Disney e o seu jeito de encantar clientes, lá o encantamento é tão grande que somos chamados de “convidados”, ou seja, quer melhor sensação do que ser um convidado na empresa, ter um atendimento VIP.

É esse conceito que devemos levar para atender as necessidades dos nossos clientes, encante-os, cative-os, conquiste cada cliente de uma maneira diferente e personalizada.

Considerações:

Crie experiência: a experiência está ligada a emoção de cada pessoa. Quando temos uma experiência boa num determinado atendimento ou serviço voltamos e indicamos, no entanto, se a experiência for ruim, não queremos nem passar na porta.

E assim são as experiências que passamos na vida, boas ou ruins, mas cabe a você definir qual é a experiência que quer causar no seu cliente, seja ele interno ou externo.

Vivência: aprende e marca.

Foco no cliente!

Keli Anjos

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