A importância de ter e manter atualizado o seu currículo

O que é um currículo? Currículo é a sua apresentação pessoal e de tudo que já realizou profissionalmente, ele é um documento, além de ser essencial em uma entrevista de emprego ele também é solicitado ao iniciar uma Pós-graduação.

O currículo começa com a sua apresentação, seus dados pessoais atualizados, tais como: nome completo, idade, estado civil, filhos e endereço completo, anteriormente era colocado número do RG e CPF, hoje em dia não é mais necessário, foi substituído pelo endereço de suas redes sociais e e-mail.

Em seguida coloque a profissão que deseja exercer, você pode colocar a sua profissão ou o cargo que a vaga está pedindo, dentro de suas qualificações é claro.

Após esta escolha, virá a sua formação acadêmica, onde estudou, data de início e fim da graduação.

Posteriormente se encontra o resumo de suas qualificações, onde você irá descrever tudo que faz e o que fez nos últimos anos, tudo é válido, pense no seu dia a dia e descreva com detalhes, todas as atividades que você realiza, e tudo que já fez de benfeitorias dentro da empresa.

Logo após coloque o seu histórico profissional, mencionar a duas últimas empresas pela qual tenha trabalhado, detalhando com nome completo da empresa, data que entrou e saiu e a função que exercia.

Em seguida os cursos de atualização e aprimoramento que você tenha realizado, se forem muitos liste os últimos pode ser uma lista de 8 a 10 cursos, e conforme for fazendo novos cursos, substitua pelos novos, é sempre bom se atualizar, existem muitos cursos on-line que são muito bons e educativos.

Você pode acrescentar também atividades complementares, algo que você faça de diferente como por exemplo: um trabalho voluntário, isso enriquece muito o seu currículo e a sua pessoa também.

Outro item fundamental é o idioma, coloque qual idioma você estudou e qual o seu nível de fluência, pretensão salarial coloque apenas se solicitarem, senão coloque a combinar, o mesmo vale para a foto, somente coloque uma foto caso solicitem na descrição da vaga, tente colocar uma foto recente.

Peça para alguém revisar o seu currículo, erros de português, podem te reprovar na entrevista, ou nem ser selecionado.

Então agora mãos à obra, monte seu currículo, revise e ele estará pronto para ser enviado.

Seja por necessidade ou por querer mantê-lo atualizado é sempre bom estar com o currículo em dia.

Espero que tenham gostado dessas dicas!!!

Um abraço,

Keli Anjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *